Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglishEspañol
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós Graduação em Bioquímica

Área do conteúdo

Internacionalização do PPG Bioquímica-UFC: pesquisadoras portuguesas ministram palestras sobre Saúde Global e Interações Parasita-Hospedeiro

Data da publicação: 9 de junho de 2026 Categoria: Notícias

No dia 28 de maio de 2026, o Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da Universidade Federal do Ceará (PPG Bioquímica-UFC) recebeu as pesquisadoras portuguesas Dra. Rita Velez, da Universidade de Lisboa, e Dra. Gabriela Santos-Gomes, da Universidade Nova de Lisboa, em mais uma ação voltada ao fortalecimento da internacionalização do programa.

A Dra. Rita Velez ministrou a palestra intitulada “Da bancada para o Mundo no contexto Uma Só Saúde”, abordando a importância da integração entre pesquisa básica, inovação e saúde global. A apresentação destacou como o conceito de Uma Só Saúde (One Health) promove a conexão entre a saúde humana, animal e ambiental, reforçando o papel da ciência na busca por soluções para desafios contemporâneos.

Em seguida, a Dra. Gabriela Santos-Gomes apresentou a palestra “Dinâmicas Parasita-Hospedeiro: Evolução e Impacto”, discutindo os mecanismos biológicos que governam as interações entre parasitas e seus hospedeiros, bem como suas implicações evolutivas, ecológicas e biomédicas. A palestra proporcionou uma visão abrangente dos avanços recentes na área e das perspectivas futuras para a pesquisa em doenças parasitárias.

O evento reuniu docentes, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, promovendo a troca de experiências científicas e fortalecendo as colaborações acadêmicas entre instituições brasileiras e portuguesas. A iniciativa reafirma o compromisso do PPG Bioquímica-UFC com a excelência acadêmica, a internacionalização e a formação de recursos humanos altamente qualificados.

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo