Diplomas
Normalização de Trabalhos Acadêmicos
Este serviço oferece apoio aos usuários na aplicação das normas da ABNT para a apresentação de trabalhos acadêmicos, abrangendo a elaboração da folha de rosto, do sumário, das seções primárias e secundárias, da paginação e das referências bibliográficas.
Consulte o bibliotecário da biblioteca do seu curso.
Para mais informações, acesse: Normalização de Trabalhos Acadêmicos
Normas para o Recebimento de Teses e Dissertações da UFC
A Biblioteca Universitária (BU) coleta e divulga as teses e dissertações defendidas na Universidade por meio do Repositório Institucional (RI) e do catálogo online (Pergamum), ambos disponíveis para acesso público. A divulgação digital das teses e dissertações produzidas pelos programas de doutorado e mestrado reconhecidos é um critério considerado na avaliação dos cursos de pós-graduação.
Para mais informações, acesse: Normas para o Recebimento de Teses e Dissertações
Ficha Catalográfica
Com o objetivo de dinamizar o processo de catalogação na publicação, a Comissão de Normalização do Sistema de Bibliotecas da UFC disponibiliza o Módulo de Elaboração de Fichas Catalográficas. A ferramenta foi desenvolvida pelo bibliotecário Felipe Ferreira da Silva, do Campus da UFC em Crateús, a partir do código-fonte disponibilizado pela Biblioteca do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP.
A Catalogação na Publicação (ficha catalográfica) é um elemento obrigatório nos trabalhos acadêmicos. Ela descreve, de forma detalhada, as informações bibliográficas de uma publicação, como autoria, título, editora, ano de publicação, ISBN/ISSN e assuntos, em conformidade com as regras do Código de Catalogação Anglo-Americano (Anglo-American Cataloguing Rules – AACR2). A ficha catalográfica será gerada de acordo com os dados digitados pelos usuários da ferramenta, que terão total responsabilidade pelas informações apresentadas.
Para mais informações, acesse: Ficha Catalográfica
Diretrizes para Solicitação de Diploma (Mestrado e Doutorado)
- Dissertação publicada no Repositório Institucional da UFC (Coordenação)
- Envio da versão final em PDF e Word para o e-mail da Coordenação: bioqufc@ufc.br
- Enviar o titulo em ingles para o e-mail: bioqufc@ufc.br
- Inclusão do título em inglês no abstract do arquivo Word (Discente)
- Expedição de Diploma (Documentos necessários)
- Solicitação de diploma (preencher e imprimir formulário)
- Cópia da ata de defesa (Coordenação)
- Fotocópia do diploma de Graduação (para Mestrado) ou de Graduação e Mestrado (para Doutorado), frente e verso
- Fotocópia do RG, frente e verso
- No documento deve constar o local de nascimento.
- Nada Consta emitido pela Biblioteca
- Atualização do Currículo LATTES (Formação acadêmica/titulação)
- Homologação de Diploma (Coordenação)
- Número do processo emitido pelo Sistema SEI da UFC
Observações importantes:
- termo de autorização preenchido e assinado;
- documento comprobatório da necessidade do embargo.
[…]Art. 9º São documentos de depósito obrigatório no Repositório Institucional:[…]II – Teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação da UFC;[…]
Art. 11. A disponibilização das produções da comunidade acadêmica no RI poderá ser com acesso aberto ou, temporariamente, restrita/embargada.§ 1º Para os casos de disponibilização restrita/embargada, será necessário justificar e apresentar documentação comprobatória da real necessidade do embargo.§ 2º O documento poderá ficar restrito/embargado por até 2 anos, a partir da data de disponibilização dos metadados obrigatórios e do resumo, referente ao trabalho, no repositório institucional, podendo ser renovado por igual período.§ 3º A prorrogação do prazo de restrição/embargo deverá ser solicitada antes de terminar os 2 anos preestabelecidos, sendo necessária a apresentação de justificativa e documentação comprobatória, junto à biblioteca, da real necessidade da prorrogação do prazo.Art. 12. São trabalhos passíveis de disponibilização temporariamente restrita/embargada no RI:I – Produções da comunidade universitária publicadas com fins comerciais ou que tenham restrições contratuais relativas a direitos autorais temporárias;II – os documentos cujos conteúdos integrem resultados de pesquisas passíveis de serem patenteados, mediante apresentação, por parte do autor, de justificativa e documentação comprobatória de que se enquadra em pelo menos um dos casos acima mencionados