Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós Graduação em Bioquímica

Área do conteúdo

Diplomas

Normalização de Trabalhos Acadêmicos

Este serviço oferece apoio aos usuários na aplicação das normas da ABNT para a apresentação de trabalhos acadêmicos, abrangendo a elaboração da folha de rosto, do sumário, das seções primárias e secundárias, da paginação e das referências bibliográficas.

Consulte o bibliotecário da biblioteca do seu curso.

Para mais informações, acesse: Normalização de Trabalhos Acadêmicos

Normas para o Recebimento de Teses e Dissertações da UFC

A Biblioteca Universitária (BU) coleta e divulga as teses e dissertações defendidas na Universidade por meio do Repositório Institucional (RI) e do catálogo online (Pergamum), ambos disponíveis para acesso público. A divulgação digital das teses e dissertações produzidas pelos programas de doutorado e mestrado reconhecidos é um critério considerado na avaliação dos cursos de pós-graduação.

Para mais informações, acesse: Normas para o Recebimento de Teses e Dissertações

Ficha Catalográfica

Com o objetivo de dinamizar o processo de catalogação na publicação, a Comissão de Normalização do Sistema de Bibliotecas da UFC disponibiliza o Módulo de Elaboração de Fichas Catalográficas. A ferramenta foi desenvolvida pelo bibliotecário Felipe Ferreira da Silva, do Campus da UFC em Crateús, a partir do código-fonte disponibilizado pela Biblioteca do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP.

A Catalogação na Publicação (ficha catalográfica) é um elemento obrigatório nos trabalhos acadêmicos. Ela descreve, de forma detalhada, as informações bibliográficas de uma publicação, como autoria, título, editora, ano de publicação, ISBN/ISSN e assuntos, em conformidade com as regras do Código de Catalogação Anglo-Americano (Anglo-American Cataloguing Rules – AACR2). A ficha catalográfica será gerada de acordo com os dados digitados pelos usuários da ferramenta, que terão total responsabilidade pelas informações apresentadas.

Para mais informações, acesse: Ficha Catalográfica

Diretrizes para Solicitação de Diploma (Mestrado e Doutorado)

  1. Dissertação publicada no Repositório Institucional da UFC (Coordenação)
    • Envio da versão final em PDF e Word para o e-mail da Coordenação: bioqufc@ufc.br
    • Enviar o titulo em ingles para o e-mail: bioqufc@ufc.br
    • Inclusão do título em inglês no abstract do arquivo Word (Discente)
  2. Expedição de Diploma (Documentos necessários)
    • Solicitação de diploma (preencher e imprimir formulário)
    • Cópia da ata de defesa (Coordenação)
    • Fotocópia do diploma de Graduação (para Mestrado) ou de Graduação e Mestrado (para Doutorado), frente e verso
    • Fotocópia do RG, frente e verso
      • No documento deve constar o local de nascimento.
    • Nada Consta emitido pela Biblioteca
    • Atualização do Currículo LATTES (Formação acadêmica/titulação)
  3. Homologação de Diploma (Coordenação)
    • Número do processo emitido pelo Sistema SEI da UFC

Observações importantes:

No caso de trabalhos com embargo, no momento da submissão da dissertação ou tese no Repositório Institucional, também devem ser incluídos, além da dissertação ou tese, os seguintes arquivos:
[…]
Art. 9º São documentos de depósito obrigatório no Repositório Institucional:
[…]
II – Teses e dissertações defendidas nos Programas de Pós-Graduação da UFC;
[…]
Art. 11. A disponibilização das produções da comunidade acadêmica no RI poderá ser com acesso aberto ou, temporariamente, restrita/embargada
§ 1º Para os casos de disponibilização restrita/embargada, será necessário justificar e apresentar documentação comprobatória da real necessidade do embargo
§ 2º O documento poderá ficar restrito/embargado por até 2 anos, a partir da data de disponibilização dos metadados obrigatórios e do resumo, referente ao trabalho, no repositório institucional, podendo ser renovado por igual período. 
§ 3º A prorrogação do prazo de restrição/embargo deverá ser solicitada antes de terminar os 2 anos preestabelecidos, sendo necessária a apresentação de justificativa e documentação comprobatória, junto à biblioteca, da real necessidade da prorrogação do prazo. 
Art. 12. São trabalhos passíveis de disponibilização temporariamente restrita/embargada no RI
I – Produções da comunidade universitária publicadas com fins comerciais ou que tenham restrições contratuais relativas a direitos autorais temporárias; 
II – os documentos cujos conteúdos integrem resultados de pesquisas passíveis de serem patenteados, mediante apresentação, por parte do autor, de justificativa e documentação comprobatória de que se enquadra em pelo menos um dos casos acima mencionados
Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo